Driblar: Uma Arte para Poucos.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Garrincha, Felipe e Denílson, o que eles têm em comum? Além de grandes jogadores também driblam muito bem. No dicionário de Língua Portuguesa a definição de drible é a seguinte “conduzir a bola, dando-lhe toques com os pés, por forma a enganar os adversários, ultrapassando-os.” Porém alguns marcadores desses gênios da bola não gostam de ser enganados e ultrapassados e recorrem a jogadas desleais.
O primeiro a eternizar esse emblemático momento do futebol foi Mané Garrincha o gênio das pernas tortas. Uma vez parado em frente aos adversários, ele fazia daquele instante uma eternidade para o marcador que ficava sem saber o que fazer diante de situação tão desagradável para ele. O tempo passou e veio Felipe cria do Vasco e mais tarde jogador do Flamengo. No Campeonato Carioca de 2004, Felipe era o 10 do Rubro-Negro e durante muitas tardes ele fez o Maracanã reviver os tempos de Garrincha (sem comparações, é claro), mas toda vez que Felipe caia pela ponta direita perto da linha de fundo e dominava a bola em frente ao seu marcador, o Maracá ficava em silêncio, a torcida do Mais Querido do Brasil esperava qual seria a jogada genial desenhada pelo maestro que sempre passava com êxito pelo seu adversário.
Alguns desses craques conseguem são considerados problema para seus marcadores, Denílson é um deles. Tido por muitos críticos do futebol como um jogador que dribla e sem objetividade, Denílson sofreu com esse rótulo por grande parte de sua carreira mesmo fazendo parte da seleção campeã do mundo em 2002. Falando em 2002 foi lá que ele viveu um dos grandes momentos de sua carreira, Brasil e Turquia faziam a semifinal daquela Copa e a seleção canarinho vencia por 1x0 quando o técnico Felipão chamou Denílson e deu a seguinte ordem “Entra e segura à bola”. E foi isso que ele fez, fez tão bem que em um determinado momento ele teve quatro jogadores turcos em seu encalço, uma cena que raramente será vista outra vez no mundo do Futebol.
Apesar do gol ser considerado o momento máximo do futebol, para mim o drible supera o balançar das redes. O drible é o instante em que o gênio, o craque esbanja toda sua categoria e faz uso dela para iludir o adversário que muitas das vezes é limitado tecnicamente e não tem recursos para desarmar tal jogada. Podem chamar os dribladores de firulentos e sem objetividade, mas para mim eles continuarão sendo um dos motivos para amar e idolatrar o futebol.
Fiquem com um vídeo que exprime todo esse sentimento de paixão pelo drible!