Marketing não ganha títulos.
sábado, 9 de agosto de 2008
O mundo do futebol não é mais o mesmo. O esporte de maior paixão do brasileiro teve principalmente nos anos 2000 uma grande alavancada no setor econômico. Os clubes passaram a agir como empresas e vislumbrar em seus atletas retorno financeiro fora de campo. Com ações de Marketing cada vez mais agressivas clubes como o Real Madri – ESP passaram a contratar jogadores visando uma resposta econômica e não técnica. O brasileiro Ronaldinho Gaúcho é um exemplo, certa vez o time espanhol deixou de contratar o craque brasileiro por considerá-lo feio e inadequado para o marketing do clube, o arqui-rival do Real Madrid o Barcelona não pensou o mesmo e foi buscar o dentuço de cabelos longos e assim manteve a supremacia no futebol espanhol por uma longa data, enquanto o Madrid amargurava uma grande crise.
Mais uma bola fora dos dirigentes madrilenhos foi à contratação do inglês David Beckham. Tido por muitos como um jogador simples e limitado, Beckham foi contratado a peso de ouro e em menos de uma semana o clube já havia recuperado o dinheiro investido na contratação do atleta só em camisas oficiais vendidas. Com isso o objetivo fora de campo foi atingido, já dentro das quatro linhas o inglês foi um fracasso e não conseguiu emplacar com a camisa do Real.
Outros times também já visaram mais o seu lado comercial do que a conquista de títulos e tiveram o mesmo caminho do Real Madrid, estrelas em campo e uma torcida frustrada. Os dirigentes têm que aprender que futebol se ganha com bons valores dentro de campo e é a partir daí que o retorno financeiro virá.
Mas afinal, será que eles irão aprender algum dia?