12ª Rodada - Pós Jogo
sexta-feira, 18 de julho de 2008
O Campeonato Brasileiro começa a tomar forma, a distância entre a zona do rebaixamento e a zona da Libertadores já é de 10 pontos, alguns podem achar pouco, mas diversas combinações e muitas rodadas são necessárias para que o Goiás , 17º, 1º da zona de rebaixamento, possa chegar a as camadas de cima da tabela.
A 12ª rodada confirmou pela 7ª rodada seguida, Ipatinga, Santos, Fluminense e Goiás na zona de rebaixamento, os dois últimos, Santos e Ipatinga, precisam mais do que uma vitória para sair, apenas uma vitória já não basta. O time da Vila Belmiro parece viver uma crise interminável, perdendo gols incríveis e tomando outros da mesma forma, o técnico Cuca chegou a pedir demissão depois do jogo porém o presidente Marcelo Teixeira parece ter contornado a situação garantindo seu treinador. Já algumas equipes como Figueirense e São Paulo confirmaram a boa fase, se estabelecendo em lugares superiores na tabela, o time catarinense parece mostrar uma estabilidade boa para manter-se pelo menos na zona de classificação da Sulamericana, já a equipe de Muricy Ramalho mostra sinais significativos de melhoria e parece inserir-se cada vez mais na briga pelo título, e a derrota do Flamengo animou ainda mais os ânimos. Outras equipes de bom nível como Internacional, Coritiba e Botafogo precisam de seqüências maiores.
Nos primeiros lugares da tabela o Cruzeiro vem tirando o sono do Flamengo, mesmo não fazendo partidas brilhantes a equipe Celeste demonstra uma excelente consistência, construída principalmente por jogadores de bom nível em todas as posições, destaque para um meio campo forte liderado pelo polivalente Ramires, injustamente não convocado para as Olimpíadas. Já a equipe carioca vem perdendo jogadores importantes, como Marcinho, um dos goleadores da equipe no campeonato e Renato Augusto considerado por muitos uma das maiores revelações do Flamengo nos últimos anos. As duas equipes são seguidas por Grêmio e Palmeiras, este último muito contestado nos dias anteriores a importante vitória sobre o Fluminense, aliás parece que não foi o Parque Antártica que saiu calado contradizendo algumas declarações do atleta Thiago Neves do Fluminense, já o Grêmio empatou com o Sport fora de casa, bom resultado para o time gaúcho que também não encanta e tão pouco chama atenção mas há 8 rodadas está entre os 4 primeiros.